Faça Login

Esqueceu sua senha?

Cadastre-se

Ventura Residence

Um residencial para idosos onde a vida continua tendo muito sentido, com alegria, conforto e segurança.

Imagem de Gov. Celso Ramos
LiveZilla Live Help

Itapema

Situada num dos trechos mais bonitos do litoral catarinense, Itapema é famosa por suas belas praias e pela infra-estrutura hoteleira de primeiro mundo.

HISTÓRIA

O povoamento de Itapema iniciou-se em 1748, com a vinda de 461 imigrantes açorianos, dos quais a cidade herdou o linguajar, as crenças, o gosto pela música, o folclore e a conduta ordeira e pacífica. Itapema pertenceu a Camboriú e a Porto Belo até ser emancipada, em 1962.

TURISMO

Itapema dedica-se ao turismo durante o ano inteiro. Situada em um dos trechos mais bonitos do litoral catarinense, tem nas praias e nas atividades náuticas seus maiores atrativos. É uma praia luxuosa, com grandes barcos e iates flutuando em suas águas.

Praia – De todas as praias de Itapema, a maior e a mais famosa é a Meia Praia, que conta com uma ótima infra-estrutura turística: bares, restaurantes, casas noturnas, comércio e serviços em toda a orla e na avenida principal. Reserve um tempo para conhecer também a Praia do Cabeço, que tem as melhores ondas para o surf; o Canto da Praia, reduto dos pescadores; a Praia do Estaleiro e a Praia da Ilhota, ainda agreste, de mar aberto e ondas fortes. Não deixe de ir à Praia do Costão, considerada uma das mais bonitas da cidade, e à Praia de Itapema, a mais freqüentada e de melhor estrutura de serviços, onde são realizados inúmeros eventos esportivos.

Natureza – Itapema localiza-se em uma baía cercada por ramificações da Serra do Mar. Além das praias, oferece outros atrativos, como aventuras ecológicas, trilhas por entre a vegetação nativa, nascentes de rios e cascatas… Do Morro da Guarita têm-se uma belíssima vista da cidade. Vá também ao Costão de Itapema, um dos pontos mais bonitos do município, de onde se pode observar toda a orla marítima.

Cultura – Em Itapema há diversas construções da época da colonização açoriana, com peças amplas, paredes de pedra, pé direito alto, portas em madeira maciça e janelas retangulares ou ovaladas no andar superior. A cultura açoriana está presente também no modo de vida dos moradores, como por exemplo na pesca-de-arrastão, meio de subsistência de grande parte da população. A atividade concentra-se principalmente na Colônia de Pescadores Z-19, localizada no Canto da Praia, aonde os turistas podem observar as redes sendo retiradas do mar, carregadas de peixes.

Infra-estrutura turística – A infra-estrutura hoteleira de Itapema é de excelente padrão, com oferta de 3.000 leitos. Pousadas e campings são outras opções de hospedagem. Há intenso comércio, com destaque para os quatro centros comerciais, grande número de bares e restaurantes, além de várias casas noturnas.

DESTAQUE

Destaque para a Meia Praia, a maior e mais bem equipada praia da cidade, e para a Praia de Itapema, que oferece a melhor infra-estrutura turística e onde são realizados eventos esportivos.

CARACTERÍSTICAS

  • Data de fundação – 21 de abril de 1962.
  • Data festiva – 21 de abril (aniversário da cidade).
  • Principais atividades econômicas – O turismo é a principal atividade econômica do município.
  • População – 25.859 moradores fixos e cerca de 120.000 habitantes no verão.
  • Colonização – Açoriana.
  • Principais etnias – Açoriana.
  • Localização – Litoral, a 60km de Florianópolis.
  • Área – 586 km²
  • Clima – Mesotérmico úmido, com temperatura média entre 20ºC e 25ºC.
  • Altitude – 15m acima do nível do mar.
  • Cidades próximas – Itajaí, Florianópolis, Balneário Camboriú, Porto Belo.

COMO CHEGAR

Itapema está às margens da BR-101, 60km ao norte de Florianópolis. Acesso aéreo pelos aeroportos Hercílio Luz, em Florianópolis, e Navegantes, a 42km de distância. Para quem vem pelo mar, Itapema está na Latitude 27°05’25″, Longitude 48°36’41″.

SERVIÇOS

Prefeitura Municipal – (47) 3268-8000.

MAIS INFORMAÇÕES

Site: www.itapema.sc.gov.br
Email: gabinete@itapema.sc.gov.br